quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Nota da Sociedade Brasileira de Diabetes

Comunicado Oficial da SBD – Cirurgia Curando o Diabetes?

Redação On-line da SBD - 29/10/2007

A Revista Veja, no seu último número (edição 2032), publicou uma matéria de capa com o título "Cura do Diabetes – a esperança está numa cirurgia". A matéria tem causado expectativa positiva nos pacientes com diabetes, devido ao caráter sensacionalista da reportagem.
O conhecimento relacionado ao diabetes está em rápida evolução, o que exige que os profissionais envolvidos na atenção a esta doença mantenham-se atualizados. A compreensão da fisiopatologia é essencial, mas a conduta médica precisa ser determinada pelo seguimento das regras de evidência.
Precisamos de informações que venham de estudos sistemáticos, reprodutíveis e sem conflitos de interesse. A eficácia de qualquer terapia tem que, necessariamente, passar por estes processos. Como entidade científica, a Sociedade Brasileira de Diabetes apóia estudos clínicos bem conduzidos, que possam resultar ou não na melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Mas, somente após os resultados destes estudos e, principalmente, a comprovação da sua reprodutibilidade, é que poderemos indicar novos procedimentos.
A conduta médica deve se basear em ciência e não na experiência de alguns médicos, mesmo que repletos de boa intenção. Este novo procedimento cirúrgicodeve seguir todos os trâmites de evidência científica, entre eles: a assinatura dos pacientes em termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação por Comitês de ética e Pesquisa e concordância por parte das autoridades regulatórias. E, somente após análise criteriosa dos resultados, é que será possível conhecermos qual subgrupo de pacientes poderá se beneficiar.
Esperamos que a divulgação precoce,a um público leigo, de um procedimento ainda em fase experimental nãoestimule cirurgias desnecessárias e mal indicadas sob a expectativa de um milagre. Frente a qualquer procedimento cirúrgico sempre é preciso ponderar o risco-benefício, para tanto é necessário que conheçamos bem qual é essa relação.
Dr. Marcos Antonio TambasciaPresidente da Sociedade Brasileira de DiabetesDr. Ruy LyraPresidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Nenhum comentário: